Modalidades de Mergulho Livre

O mergulho livre, como prática esportiva e de competição, está dividido em 5 modalidades bem distintas. Cada uma delas representa um desafio diferente o que se reflete em especialização por parte de vários atletas apneístas.

Em campeonatos mundiais, as únicas provas realizadas são de apnéia estática e lastro constante, pois seria necessário uma estrutura física e de tempo muito grande para que dezenas de atletas realizassem performances em mais do que duas modalidades. Mas há vários torneios de apnéia realizados em vários países, onde se pratica o combinado de apnéia estática, dinâmica e lastro constante.

A única modalidade que não é considerada como esportiva ou de competição é a mais dura: ´No Limits´ é uma modalidade de exibição, mesmo tendo os recordes obtidos nesta prática reconhecidos pela AIDA Internacional.

estatica APNÉIA ESTÁTICA
Mantendo o seu fôlego, o apneísta fica o maior tempo possível submerso ou flutuando imóvel com as vias respiratórias imersas na água.
APNÉIA DINÂMICA
Com ou sem nadadeiras (dependendo da sub-modalidade), o apneísta deve percorrer a maior distância horizontal possível submerso.
dinamica
constante APNÉIA SPRINT 25-50m
Manendo o fòlego, o apneista deve percorrer a distància, de 25 ou 50m, vencendo o mais veloz. Modalidade nacional, bi-palma e monopalma.
LASTRO CONSTANTE
Praticado no mar e em lagos, o apneísta desce a uma determinada profundidade usando um cinto-lastro, mas não pode utilizar-se do cabo-guia.
sprint
const_sn LASTRO CONSTANTE SEM NADADEIRAS
Valem as mesmas regras do lastro constante, porém sem o uso de nadadeiras.
IMERSÃO LIVRE
É a modalidade de mergulho em apnéia mais natural, pois sem nadadeiras ou lastro, o apneísta se utiliza apenas do cabo-guia para ir o mais fundo possível em lagos ou no mar.
im_livre
variavel LASTRO VARIÁVEL
Também praticado no mar ou em lagos, o apneísta desce com o auxílio de lastro controlado (sled) ligado ao cabo-guia. Após atingir a profundidade desejada, o atleta abandona o lastro e retorna à superfície utilizando o cabo-guia ou simplesmente usando as nadadeiras.
NO LIMITS
Essa é a modalidade dos grandes profundistas. É derivada do lastro variável, porém a diferença está no modo de retorno à superfície.
O apneísta pode utilizar-se de um balão ou colete inflável, ou ainda outro meio mecânico para subir o mais rápido possível, devido à
grande profundidade atingida.
no_limits
scandalopetra SKANDALOPETRA
Prova nacional de dupla autorizada pela federação grega da disciplina. Cada dupla mergulha com uma pedra e é puxado pelo seu dupla. Vence a dupla que alcançar a mesma profundidade anunciada e retornar a superfície o mais rápido possível.